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No próximo dia 15 de setembro celebra-se o Dia do Cliente, data criada em 2003 e reforçada em 2019 com o lançamento da Semana do Brasil, que buscava ser a Black Friday fora de época para aquecer as vendas do mês de setembro.
Além de ser uma data promocional, o Dia do Cliente também marca os direitos e conquistas dos consumidores, pois afinal, o cliente é o personagem mais importante em uma economia de consumo e deve ser exaltado e respeitado por quem precisa dele.
Mas e o cliente, está seguro?
Os golpes e fraudes são uma preocupação constante, não apenas para consumidores que são vítimas e ficam com prejuízos e toda a dor de cabeça que isso pode gerar, mas preocupa também o mercado e as grandes empresas, pois um ambiente de consumo com tantos golpes cria uma sensação de medo e insegurança, que acaba afastando os consumidores e causando prejuízos às próprias empresas.
Para se ter uma ideia, segundo o Google Trends, o volume médio de buscas pelo termo “é confiável”, cresceu 8x com relação a 2020 e segue crescendo, pois para quase toda compra ou transação gera-se uma dúvida no consumidor, que não quer ser mais uma vítima.
Empresas como Banco do Brasil, Mercado Livre, Itaú, OLX, Nu Bank, Meta e Google tem investido em campanhas de publicidade, inclusive na TV, para educar a orientar os consumidores para que não sejam vítimas e também criar um ambiente mais seguro para aqueles consumidores que têm aversão ao digital.
5 dicas para evitar golpes na internet
Falamos com Alessandro Fontes, cofundador da plataforma Site Confiável, ferramenta que ajuda mais de 50.000 pessoas por dia, a verificarem e diferenciarem sites confiáveis de sites não confiáveis, que listou 5 dicas para que os clientes possam fazer compras seguras e evitarem golpes na internet.
Fonte da pesquisa: https://trends.google.com.br/trends/explore?date=today%205-y&geo=BR&q=%C3%A9%20confi%C3%A1vel&hl=pt