Avenida Cláudio Antônio de Souza, 243 - Sala 02,
Roçado, São José, S. C.
Atendimento:
Segunda a sexta-feira
08:30h -12:00h / 13:30h - 18:00h
A proatividade é uma das características mais procuradas entre os empregadores, já que é uma característica valorizada no ambiente de trabalho e até necessária para alçar carreira.
Afinal de contas, líderes e profissionais que ocupam altos cargos precisam ser capazes de ir além do que está a sua frente, ou seja, do óbvio. Antecipando situações e promovendo mudanças significativas.
E é aqui que uma confusão muito comum acontece, proatividade não é o mesmo que produtividade e trocar esses conceitos pode resultar em problemas na hora do feedback, por exemplo.
Para que você não cometa esse erro que criamos esse texto. Explicaremos não só o conceito, mas também oferecer insights valiosos sobre como nutrir esse hábito em si e nos demais colaboradores.
A pergunta o que é proatividade é mais comum do que você imagina. Em suma, é a capacidade de se antecipar a situações, propondo soluções e gerenciando recursos (humanos e materiais) a fim de manejar esses cenários.
O mais importante é que isso deve ser uma iniciativa própria e não aguardar por ordens de superiores para se movimentar.
Um exemplo muito prático de uma situação em que essa característica pode ser aplicada é uma torneira pingando. Uma pessoa proativa, ao encontrar esse cenário, fecha a torneira em vez de procurar o responsável pelo esquecimento.
Claro, essa é uma situação bastante esdrúxula quando comparada aos verdadeiros desafios encontrados em uma empresa.
O profissional proativo não atua sozinho: ele é capaz de ajudar seus colegas e de trabalhar em equipe.
De forma simples, os diretores e líderes de uma empresa esperam que suas equipes sejam autônomas, ou seja, não estejam presentes somente para executar ordens.
Liderar indivíduos que estão sempre à espera de ordens é extremamente cansativo e tende a prejudicar o andamento das atividades como um todo.
Isso porque, para construir uma equipe verdadeiramente produtiva, é importante ser capaz de delegar e confiar que os projetos caminharão sem a necessidade de uma microgestão por parte do líder, especialmente em um cenário de trabalho remoto, em que a gestão de tarefas é mais complexa.
Assim, ter uma atitude proativa no trabalho é não precisar ter tarefas e interesses geridos pelos líderes.
É ser capaz de vislumbrar projetos que ajudarão a empresa atingir seus objetivos e tirá-los do campo das ideias.
E ser proativo no trabalho não para por aí, também é procurar atualização constante na área de interesse.
Essa é uma característica muito apreciada dentro das organizações, visto que o mercado de trabalho é cada vez mais acirrado.
Contar com profissionais atualizados é uma baita vantagem competitiva.
Sendo assim, ser proativo no trabalho envolve uma combinação das características abaixo: