Excelência em serviços contábeis

  • 48 3258-1111
  • Ícone WhatsApp 48 99602-2030

Avenida Cláudio Antônio de Souza, 243 - Sala 02,
Roçado, São José, S. C.

Atendimento:
Segunda a sexta-feira
08:30h -12:00h / 13:30h - 18:00h

Notícias

Para ter sucesso no mundo das franquias

Uma das tarefas mais complexas do líder de uma franquia é lidar com gente

Autor: Adir RibeiroFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Uma das fases mais críticas para quem resolve empreender por meio do sistema de franquias é a escolha do franqueador. São centenas de opções de marcas, segmentos e investimentos.

Ao passar esse momento, quando o negócio já está montado, é inevitável aquela sensação de dever cumprido.

Entretanto, é aí que mora o perigo, pois os primeiros meses da operação são cruciais para o sucesso da empreitada.

É de suma importância que o franqueado tenha (ou adquira) o domínio total do funcionamento do negócio, seus detalhes e aspectos fundamentais para que o padrão seja seguido e o cliente, ao ser atendido, não forme uma percepção negativa.

Com mais conhecimento é possível gerenciar melhor e saber com precisão quais são as alavancas que geram os resultados.

Conhecer os fatores críticos garante maior estabilidade e mantém os padrões dentro das conformidades estabelecidas pela franqueadora.

Além disso, facilita o relacionamento com a equipe, que terá mais confiança no líder.

Outro ponto fundamental é conhecer e estar convencido de quais são os valores da marca, qual é o seu posicionamento e a sua missão.

Afinal, os franqueados são os fiéis defensores de determinada bandeira perante o mercado.

Uma das tarefas mais complexas do líder de uma franquia é lidar com gente, seres humanos imperfeitos na sua essência e muitas vezes despreparados para exercer tal posição, das mais simples às mais complexas.

Gente faz a diferença nos negócios, mas a liderança tende a ser responsável por construir um ambiente de integração entre todos e que é percebido pelos clientes. Ou seja, ninguém resiste a um serviço eficiente, em um ambiente mágico e realizado por pessoas encantadoras, que acreditam no negócio e transbordam motivação para conseguir o encantamento do público.

Além do cuidado com a equipe, outra preocupação deve ser a gestão do negócio.

Essa gestão deve ser bem acompanhada desde o primeiro momento, apesar de que ela passa a ter importância maior com o decorrer do tempo, quando séries históricas são formadas e possibilitam melhores tomadas de decisão.

Por isso, avaliar constantemente os indicadores-chave de desempenho é fundamental, pois só pode ser melhorado o que é controlado.

Não basta participar de uma rede de franquias e acreditar que o negócio será constantemente desenvolvido e aperfeiçoado pelo franqueador.

É óbvio que o dono da marca estará acompanhando o ritmo do mercado e promovendo as mudanças necessárias, mas isso exigirá franqueados e equipes mais bem preparadas.

Uma recomendação que pode fazer diferença é participar de todos os programas de treinamento sugeridos e convocados pela franqueadora, bem como de outros programas externos.

O ideal é proporcionar um ambiente de aprendizagem para todos da equipe e se manter aberto às mudanças.

Com o passar dos meses, depois da fase crítica de implantação, é comum o empreendedor relaxar; no entanto, é importante estabelecer metas de crescimento para manter a chama acesa.

Mais do que o plano de negócios com objetivos bem definidos, é salutar ter metas ambiciosas e audaciosas, porém realistas, que servirão de direcionamento para a busca de resultados.

Sem esquecer, é claro, de alinhar as pessoas da equipe na busca dessas metas e resultados, garantindo-lhes um rumo.

Outra dica é revisar constantemente o plano e incluir seus sonhos pessoais, como a compra de uma casa, a troca de um carro, a realização de uma viagem com a família ou a conclusão de um curso no exterior.

Sempre que metas do negócio estão atreladas a metas pessoais, a chance de realizá-las é muito maior, pois passam a ter um sentido mais amplo.

Todos os direitos reservados | © 2024 | OBJETIVA | Política de Privacidade
desenvolvido por