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O volume de consumidores inadimplentes incluídos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) caiu 3,02% em novembro, em relação a outubro deste ano, aponta o indicador da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil, divulgado nesta quinta-feira (11).
Considerando o mesmo período do ano passado, a queda é de 1,72%. No acumulado do ano até novembro, a inadimplência recuou 13,7%.
De acordo com as instituições, a diminuição da inadimplência em novembro, na comparação com o mês anterior, se deve à expansão do consumo interno, influenciado pelo elevado nível de rendimento real.
O papel do crédito também foi importante para a inadimplência ter diminuído. Aliado à taxa de juros, que diminuiu de 13,75% para 8,75% no período, o crédito possibilita o consumo de produtos com parcelamentos a prazos maiores e valores menores. Quanto menor a parcela, mais fácil o consumidor quita sua dívida.
Perfil
No mês de novembro, os consumidores entre 30 e 39 anos lideraram os registros de inadimplentes no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), com 27,12% das inclusões.
Em seguida, ficaram os clientes com idade de 40 a 49 anos (20,67%), de 50 a 64 anos (15,08%), de 18 a 24 (15,97%) e de 25 a 29 anos (14,93%).
As pessoas com idade acima de 65 anos tiveram o menor percentual de registros, de 5,49%.
No confronto por gênero, as mulheres foram responsáveis por 57,06% das inclusões, enquanto os homens responderam por 42,94%.
Registros cancelados
Na análise dos registros cancelados no SPC Brasil, que acontece depois que a dívida é quitada, houve aumento de 2,12%, na passagem de outubro para novembro. No confronto do décimo primeiro mês deste ano com o do ano passado, a alta foi de 7,56% e, no acumulado de 2009, de 2,96%.
Novamente, as entidades atribuem ao retorno do crédito e à baixa taxa de juros as condições positivas para renegociação das dívidas a prazos maiores e juros menores.
Mulheres
Se as mulheres foram responsáveis pela maior parte das inclusões no SPC, em novembro, foram elas também que tiveram no período o maior número de registros cancelados, com 56,21%, contra 43,79% deles.
Por faixa etária, o maior volume de regularização dos débitos foi novamente dos consumidores com idade de 30 a 39 anos, com 27,78% dos cancelamentos.
As outras faixas de idade, por sua vez, ficaram da seguinte forma: de 40 a 49 anos, com 22,61% dos cancelamentos, de 50 a 64 anos, com 17,28%, de 25 a 29 anos, com 13,83%, de 18 a 24 anos, com 11,38%, e acima de 65 anos, com 6,21%.