Pre Mercado Investidor Comeca Semana Calculando Chance De Juro Mais Baixo

Leia a notícia completa.

Pré-mercado: Investidor Começa Semana Calculando Chance de Juro Mais Baixo

Notícias e indicadores que podem influenciar os preços dos ativos nesta segunda-feira, 24 de novembro

A semana começa com expectativas de redução do volume de negócios devido ao feriado americano do Dia de Ação de Graças, que suspende os negócios na quinta-feira (27) e deverá reduzir bastante a liquidez na sexta-feira (28), visto que os negócios se encerram às 14 horas. Nesse meio tempo, os investidores aguardam a normalização gradativa da divulgação de indicadores econômicos americanos, como a inflação no atacado (Producer Price Index, PPI) e do Personal Consumption Expenditure (PCE) de setembro.

No Brasil, o número mais importante da semana será a prévia da inflação medida pelo IPCA-15. A divulgação está prevista para a quarta-feira (26). A expectativa dos investidores é elevada, uma vez que os dados mais recentes mostram uma trajetória descendente dos reajustes de preços. Com isso, a expectativa é que haja alguma sinalização sobre a taxa de juros referencial Selic na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), agendada para os dias 9 e 10 de dezembro.

A expectativa quase unânime dos investidores, com 92% de probabilidade, é de manutenção das taxas em 15% ao ano. No entanto, assim como a Ata da reunião do Copom de novembro cravou que os juros não deveriam subir mais – só deixando as alternativas de estabilidade ou queda – há uma grande expectativa de que o Comunicado e a Ata da reunião de dezembro ofereçam uma perspectiva mais clara de quando começará o afrouxamento da política monetária.

O cenário é semelhante nos Estados Unidos. Também na quarta-feira (26) será divulgada – com atraso – a inflação de setembro medida pelo PCE. Os dados divulgados nos últimos dias não têm sido positivos, por isso a expectativa dos investidores é grande.

O que o mercado avalia é se a reunião do Federal Open Market Committee (Fomc) agendada para dezembro trará mais um corte de juros. Segundo a ferramenta Fed Watch, do CME Group, a probabilidade de manutenção dos juros no intervalo atual entre 3,75% e 4,00% caiu de 57,6% há uma semana para 24,5%. E a expectativa de corte de 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 3,50% e 3,75% subiu de 42,4% para 75,5% nesse mesmo período.

Perspectivas
A segunda-feira começa com uma leve alta nos contratos futuros dos principais índices americanos. Os investidores seguem atentos aos indicadores.

Compartilhar

Contato

Vamos Conversar?

Endereço

Avenida Cláudio Antônio de Souza, 243, Sala 02 - Roçado, São José/SC - CEP: 88108-320